Faq – Perguntas Frequentes

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA APLICAR EM UM COLLEGE?

1. Xerox do passaporte - parte frontal onde possui a identificação
2. Xerox autenticada histórico e diploma do segundo grau
3. Tradução juramentada do histórico e diploma do segundo grau
4. Xerox autenticada do histórico e diploma de graduação e MBA (Caso possua graduação no Brasil)
5. Tradução juramentada do histórico e diploma da graduação
(Caso possua graduação no Brasil)
6. Application Form preenchido e assinado

COMO FAÇO PARA ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ?
Estando matriculado em instituição de ensino superior/college credenciada (designated learning institution) em programa de carreiras – não vale idiomas – o aluno teria direito a 20horas de trabalho semanais durante o curso e 40horas por semana nas férias escolares.

PRECISO DE DINHEIRO PARA ESTUDAR NO CANADÁ?
SIM. Para estudar no Canadá, é necessário que você disponha de recursos financeiros suficientes para bancar o seu tempo de estudo completo e suas despesas pessoais. A imigração exige que você comprove que tem fundos para o projeto que está escolhendo fazer.

QUANTO CUSTA FAZER UM COLLEGE NO CANADÁ?
Para um curso de duração mínima de 1 ano em termos médios o valor varia entre 9 a 15 mil doláres canadenses por ano. Isso varia de acordo com o curso, tempo de duração, instituição de ensino e província que irá estudar.

COMO POSSO MORAR PERMANENTEMENTE NO CANADÁ?
Para pleitear a residência permanente é preciso primeiro se qualificar para um programa de imigração, adequando seu perfil ao programa desejado, investindo em estudo e experiência canadense.

DEPOIS DE O MEU VISTO EXPIRAR, EM QUANTO TEMPO TENHO QUE SAIR DO PAÍS?No mesmo dia. A partir do dia seguinte a expiração, sua estadia passa a ser ilegal no Canadá. A Realize Canada não aconselha em hipótese alguma os imigrantes ilegais ou os que queriam praticar atos que descumpram as leis e regras do governo canadense.

É NECESSÁRIO TER UMA OFERTA DE TRABALHO PARA IMIGRAR PARA O CANADÁ ATRAVÉS DE PROGRAMAS PROFISSIONAIS?
Depende do programa. Via LMIA (Labour Market Impact Assessments), sim. Mas existem diversos programas de imigração, inclusive cada província possui programas próprios. No entanto através de programas de qualificação você deverá atender aos requisitos do governo e não precisará de uma oferta de trabalho, embora conte pontuação para o Express Entry.

A REALIZECANADA CONSEGUE ARRANJAR EMPREGO PARA QUEM ESTÁ INDO PROCANADÁ?
Não. A Realize Canada é uma empresa especializada em consultoria e assessoria em processos de estudo para o Canadá e não fazemos colocação no mercado de trabalho.

O CANADIAN EXPERIENCE CLASS DEIXOU DE EXISTIR?
Não. A partir de 1/Janeiro/2015 o programa federal Canadian Experience Class, juntamente com os programas Federal Skilled Worker e Federal Skilled Trades, passou a ser gerenciado pelo Express Entry. Se qualificando através dos critérios do Canadian Experience Class, o candidato à imigração poderá cadastrar seu expressão de interesse no sistema.

EU RECEBO A CIDADANIA AO ME CASAR COM UM(A) CIDADÃ(O) CANADENSE?
Não. O cônjuge cidadão canadense ou residente permanente poderá entrar com pedido de residência permanente para o cônjuge estrangeiro através de programas de patrocínio (sponsorship).

INDO ESTUDAR NO CANADÁ, MEU FILHO TEM ACESSO AO ENSINO PÚBLICO?
O filho dependente em idade escolar (varia de acordo com a província), tem acesso ao ensino público contanto que um dos pais seja estudante internacional matriculado em uma instituição de ensino superior em tempo integral, sendo ela pública ou privada. Em Geral a partir dos 5 anos de idade, antes disso é aconselhável que o filho seja atendido pelo day care.

MINHA PROFISSÃO NÃO FAZ PARTE DA LISTA DE PROFISSÕES EM DEMANDA NO CANADÁ, POSSO CADASTRAR MEU PERFIL NO EXPRESS ENTRY?
Sim. Não existe mais uma lista de profissões em demanda para cadastro da expressão de interesse no Express Entry, basta se qualificar para um dos programas federais gerenciados pelo sistema: Federal Skilled Worker, Canadian Experience Class ou Federal Skilled Trades.

POSSO MUDAR DE EMPREGADOR COM A MESMA PERMISSÃO DE TRABALHO?
Não, se for via LMIA, pois a sua permissão de trabalho vai estar vinculado ao empregador. Se você vier através de outros programas que concedem permissão de trabalho aberta, é possível trocar de empregador.

POSSO TRABALHAR DURANTE CURSOS DE INGLÊS OU FRANCÊS?
Não. Cursos de idiomas não dão direito à permissão de trabalho. Caso o aluno seja pego fazendo esta prática, poderá ser expulso a qualquer momento do Canadá.

POSSO MUDAR MEU STATUS DE VISITANTE PARA ESTUDANTE ESTANDO DENTRO DO CANADÁ?
Sim. Para o pedido de mudança de status de turismo para estudos, toda a documentação pertinente à solicitação do visto de estudante é enviada a Vegreville, localizada na província de Alberta.

POSSO USAR CUSTEADOR PARA COMPROVAÇÃO FINANCEIRA DO VISTO DE ESTUDOS?
Caso você não tenha comprovar por meios próprios a quantia necessária, você poderá inserir uma pessoa que será totalmente ou parcialmente responsável financeiramente pelas suas despesas. Essa pessoa terá de enviar toda a documentação financeira solicitada, além da cópia de um documento de identificação e uma carta atestando que ela será a sua custeadora

QUANTO TEMPO DEMORA PARA CHEGAR O VISTO DE TRABALHO?
Depende. Semanalmente, a imigração canadense atualiza os prazos. A aplicação pode ser feita via correio ou online.

PRECISO FAZER A EQUIVALÊNCIA DO MEU DIPLOMA MESMO SE MINHA PROFISSÃO NÃO FOR REGULAMENTADA NO CANADÁ?
A equivalência do diploma por entidade canadense credenciada irá equivaler os estudos realizados fora do Canadá com a grade escolar do país e não tem relação alguma com profissões regulamentadas. Esse procedimento é exigido para atender aos critérios de alguns dos programas de imigração para avaliação do nível de escolaridade.

SE MINHA PROFISSÃO FOR REGULAMENTADA, COMO POSSO VALIDAR MEU DIPLOMA?
A validação das credenciais para profissões regulamentadas varia de acordo com a província, portanto é importante entrar em contato com os órgãos reguladores da sua profissão na província onde deseja atuar para saber quais os quesitos que variam de província para província.

QUAL TIPO DE VISTO DEVO SOLICITAR PARA ESTUDAR POR 3 MESES?
Aos que irão estudar no Canadá por até 24 semanas, deve ser solicitado o Visto de Turista com Permissão de Estudo (código SX-1) com o envio da carta de aceitação da instituição.

POSSO DIRIGIR NO CANADÁ E COMO ALUGAR UM CARRO?
Para dirigir no Canadá durante três meses, basta apresentar a carteira de habilitação expedida no Brasil. A regra, no entanto, é válida pelo período máximo de três meses. Em algumas províncias a validade da carteira é maior. Em Quebec, British Columbia e New Brunswick é válida por seis meses. Já na Ilha Prince Edward a validade é de quatro meses, mas em Yukon, o período válido cai para um mês. Para evitar problemas, vale a pena checar com associações como o Canadian Automobili Association (CAA), as regras vigentes. A sinalização é clara e as placas escritas em inglês, exceto na província de Quebec, onde o francês é a língua oficial.

Para alugar um carro em geral a idade mínima é de 25 anos e os preços variam bastante, de acordo com a estação do ano, o tipo do veículo e o período de locação. As maiores empresas oferecem ampla gama de escolhas, desde veículos menores mais econômicos aos mais luxuosos, bem como vans e trailers. Ar condicionado e rádio são itens comuns em qualquer modelo e lembre-se que a maioria das locadoras conta com veículos hidramáticos, os automóveis com câmbios manuais são raros e a maioria também oferece veículos com adaptação para deficientes físicos.

Como o Canadá tem invernos rigorosos, os motoristas devem checar as condições das estradas e da meteorologia antes da partida. Também é aconselhável procurar orientações quanto ao material que deve ser levado no carro nesta época do ano como pneus com travas ou correntes. A informação é fundamental para o caso de ocorrer alguma emergência em decorrência  de clima. Já no verão a atenção deve estar voltada para os animais, como ursos e alces, que podem cruzar a pista, sobretudo em regiões da British Columbia.

Translate